Material faz parte da campanha realizada pela Prefeitura e Polícias Civil e Militar.
Pais ‘infratores’ serão penalizados
22 de outubro de 2014 as 08:35h por Gabriela Bubniak
Material faz parte da campanha realizada pela Prefeitura e Polícias Civil e Militar. Pais ‘infratores’ serão penalizados
E se a fiscalização das infrações de trânsito fosse feita pelas crianças? Com o intuito de incentivar os pais e familiares a adotarem uma postura correta no trânsito, essa é uma das propostas da campanha realizada pela Prefeitura e as Polícias Civil e Militar de Jaraguá do Sul. A “regra” é clara: se cometeu algum deslize, a penalização deve ser imposta, mas em forma de doces, como previsto nos blocos das “minimultas”. A Prefeitura de Jaraguá confeccionou 20 mil blocos de multas especiais para os estudantes, com foco nos alunos de segunda até a quinta série e cada escola ficará responsável pela aplicação pedagógica. “Se dirigiu sem cinto, avançou o sinal vermelho, jogou lixo na rua ou cometeu outras infrações, as crianças sentirão a responsabilidade de passar o que aprenderam para os pais”, explica o diretor de comunicação da Prefeitura, Elias Raasch.Com a filha Aline Rozwod Neves, de 7 anos, cursando o 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Albano Kanzler, o policial Rodrigo da Silva Neves sentiu a necessidade de interagir com as crianças para garantir que o material seja bem aplicado. “Achei a ideia bacana, pois é uma forma de chamar a atenção dos pais e familiares, e mostrar que a criança está atenta aos atos dos adultos.”
A aluna do 4º ano Eduarda Stolf, de 10 anos, tem a consciência de que a cobrança das regras é importante. “É muito mais fácil e barato os pais pagarem apenas doces para os filhos, do que uma multa cara, que poderia ter sido evitada”, expõe . De acordo com a professora Adriana Nicolodelli, todos os alunos da escola trabalharam o assunto em sala. “A criança sempre leva para casa o que aprende fora, e esta é uma forma de educar também os pais”, garante. A campanha “O trânsito revela sua cara. Seja gentil: respeite as pessoas e a sinalização”, foi estendida até novembro.