Como estamos na Semana do Trânsito, encontrei esse vídeo do You tube, criado pela turma do Minuto Animado, dura apenas um minutinho.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Stop Tabuada
Stop Tabuada
Você ou os alunos escolhem os algarismos para a primeira linha, e depois ao alunos escolhidos ou próprio professor determina os multiplicadores.
Modelo II
Você ou os alunos escolhem os algarismos para a primeira linha, e depois ao alunos escolhidos ou próprio professor determina os multiplicadores.
Modelo II
Ditado Colorido de tabuada
Ditado Colorido de tabuada:
O professor escolhe,os fatores para ditar e o aluno procura na tabela e colore a resposta.
O professor escolhe,os fatores para ditar e o aluno procura na tabela e colore a resposta.
Bingo Invertido de Tabuada
Bingo de Tabuada Invertido
Aqui o processo é inverso,você dita o resultado e o aluno procura os fatos da multiplicação.
Aqui o processo é inverso,você dita o resultado e o aluno procura os fatos da multiplicação.
Exemplo – Fragmento da cartela resposta
Quer receber o jogo completo ? Então escreva para adrinic@ibest.com.br .
Bingo da Tabuada
Bingo de Tabuada
O processo é o mesmo do Bingo, porém você ditará os fatores e o aluno irá realizar a multiplicação e assinala na cartela.
Gostou ? Quer receber o jogo completo escreva para adrinic@ibest.com.br e enviarei para você.
Fonte: Desconhecida
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Jogo dos Quadrados
Jogo dos Quadrados
Como jogar: * Distribua as peças entre os 4 jogadores
* Quem não tiver a peça na hora de jogar passa a vez ao jogador seguinte.
* Cada jogador, na sua vez, deverá encostar a sua peça ao lado do fato e do resultado correspondente.
* Será vencedor quem ficar sem as peças do jogo em primeiro lugar.
Dica: Assinale a primeira fileira, para que os alunos tenham um ponto de partida.
Fonte: Coleção Vermelha - Dia a Dia do Professor, Volume 2, p.87 (1ª série e 2ª série )
Adaptação : Adriana Nicolodelli Modelo II
Como jogar: * Distribua as peças entre os 4 jogadores
* Quem não tiver a peça na hora de jogar passa a vez ao jogador seguinte.
* Cada jogador, na sua vez, deverá encostar a sua peça ao lado do fato e do resultado correspondente.
* Será vencedor quem ficar sem as peças do jogo em primeiro lugar.
Dica: Assinale a primeira fileira, para que os alunos tenham um ponto de partida.
Fonte: Coleção Vermelha - Dia a Dia do Professor, Volume 2, p.87 (1ª série e 2ª série )
Adaptação : Adriana Nicolodelli Modelo II
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Jogo: Eu tenho, quem tem? (multiplicação)
Eu tenho, quem tem ?
As Regras:1. Distribua todas as tiras entre os alunos. Cada criança deve receber uma ou mais tiras.
2. Escolha um aluno para começar a brincadeira. Primeiro ele deve ler em voz alta a resposta, por exemplo: “ Eu tenho 28”. Depois, fazer a pergunta escrita na tira : “Quem tem 5x7?”.
3. Todos escutam com atenção a pergunta e o participante que estiver com a tira que responde a essa pergunta deve se levantar e dizer: “Eu tenho..., e emendar a próxima pergunta.
4. O procedimento se repete até que a última pergunta feita tenha como resposta o primeiro resultado lido.
Fonte: Revista do Educador – Ensino Fundamental (Julho – 2007 p.19), adaptação Adriana Nicolodelli
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Quebra - Cabeça ( Multiplicação)
Cada dupla ou individualmente o aluno, recebe uma cartela com os resultados e peças de uma figura,( que no verso estarão as multiplicações).
As peças poderão ser divididas igualmente.
Assim...
O aluno realiza a multiplicação e encaixa a peça resposta na cartela.Vencerá o aluno que terminar as peças primeiro.
Você poderá escolher qualquer figura, os alunos poderão confeccionar esse quebra-cabeça.
Aí estão os modelos.
Fonte: Desconhecida ( Caso conheçam a fonte, repassem para poder dar os créditos devidos)
domingo, 11 de setembro de 2011
Jogo da Velha Inteligente (Multiplicação)
Jogo da Velha Inteligente ( Multiplicação)
Adaptação: Adriana Nicolodelli
Objetivos:
• Desenvolver o raciocínio lógico, atenção e concentração.
• Desenvolver a cooperação/regras através do lúdico.
• Desenvolver estratégias.
• Fixar a tabuada até 6.
Como Jogar: Dois alunos, realizam cálculos utilizando a barra numérica, que fica abaixo da tabela, como regra só uma peça poderá ser movida. Ex: Jogador A (2x3) - Jogador B (2x ? ou 3 x ?) e assim até que um dos jogadores feche três casas, como no jogo da velha original.
Fonte : Oficina de Atividades Psicomotoras e Raciocínio Lógico (2009)-Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul.
Adaptação: Adriana Nicolodelli
Objetivos:
• Desenvolver o raciocínio lógico, atenção e concentração.
• Desenvolver a cooperação/regras através do lúdico.
• Desenvolver estratégias.
• Fixar a tabuada até 6.
Como Jogar: Dois alunos, realizam cálculos utilizando a barra numérica, que fica abaixo da tabela, como regra só uma peça poderá ser movida. Ex: Jogador A (2x3) - Jogador B (2x ? ou 3 x ?) e assim até que um dos jogadores feche três casas, como no jogo da velha original.
Fonte : Oficina de Atividades Psicomotoras e Raciocínio Lógico (2009)-Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul.
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Tabuleiro de Multiplicação
Objetivo : Explorar a multiplicação dos números dos Dados e a soma dos pontos ao final.
Material: Cada Equipe (Fotocópia do Tabuleiro, dois dados e lápis de cor/ giz de cera/ hidrocor)
Como jogar:Cada aluno escolhe uma cor ( lápis de cor ou giz de cera )
Os alunos jogam os dois dados e multiplicam, rapidamente, os números obtidos. Em seguida, devem localizar no tabuleiro o resultado da multiplicação e colori-lo.
Quando o tabuleiro estiver completo, todos os participantes somam as suas respectivas cores e o vencedor é aquele que tiver a maior pontuação.
Fonte: Revista do Educador – Ensino Fundamental (Julho – 2007 p.19), adaptação Adriana Nicolodelli
Atividade desenvolvida com o 4º 02 e 5º 03.